Blog

As lições de Richard Williams aos empreendedores

22 de junho de 2022 Renata Fontes

Empreendedorismo e tênis

Eu sou uma pessoa apaixonada por tênis. Acompanhei partidas memoráveis na TV e tive a chance de assistir meu ídolo no esporte jogar no US Open. Quem me conhece, sabe bem de quem estou falando… É ótimo poder unir o tênis e o empreendedorismo aqui!

Um pouco sobre as lendas do tênis…

Como admiradora do esporte, me interesso por ler biografias de jogadores, assistir filmes que abordam a competição e, principalmente, ver partidas dos torneios mundiais, mesmo que durem horas… Dentre as biografias, a do Guga é emocionante. Mas a do Agassi é surpreendente. Sempre irei guardar na memória a final histórica do Australian Open de 2017, em que Federer superou Nadal em cinco sets, depois de cinco anos sem vencer um slam.

A Guerra dos Sexos é um filme ótimo, que ilumina um debate super atual sobre igualdade de gênero. Mas, recentemente, King Richard: Criando Campeãs me cativou! Primeiro por retratar a formação de duas jogadoras simplesmente sensacionais: as irmãs Venus e Serena Williams. E depois por trazer incontáveis lições sobre empreendedorismo… Vamos a elas!

O plano de negócios é seu guia: não abra mão de ter um!

Richard Williams, pai das atletas, conta que traçou um plano para tornar as filhas campeãs quando soube a remuneração de uma jovem tenista. Para a sua surpresa, ela teria recebido uma premiação ao participar de um torneio de quatro dias próxima ao que ele ganhava por trabalhar o ano inteiro. Aqui a primeira, e talvez mais importante, lição de empreendedorismo!!! Traçar um plano. Provavelmente você já ouviu falar sobre plano de negócios, certo? Era exatamente um plano de negócios que Richard Williams carregava em toda reunião realizada com profissionais do ramo.

No filme, há inclusive uma citação de Benjamin Franklin para demonstrar a importância do plano: “Se você fracassar em planejar, você planeja fracassar”. Ninguém quer dizer que a realidade irá acontecer exatamente como planejado. Mas o plano de negócios funciona como um guia para auxiliar um empreendedor a atingir o seu objetivo. E as situações que Richard Williams enfrentou para transformar o plano em realidade reforçam isso.

Disciplina, paciência, persistência, obstinação…

Com poucos recursos, e decidido a tornar suas filhas campeãs num esporte de elite, Richard Williams aproveitava até as bolas de tênis usadas nos clubes privados. Assim, ele e sua mulher podiam viabilizar os treinos que davam para Venus e Serena nas quadras públicas do bairro em que a família morava. Isso mesmo! Durante muito tempo, elas foram treinadas pelos próprios pais, usando bolas sem pressão e quadras com estado de conservação duvidoso.

Não há como deixar de valorizar a sua disciplina e paciência, virtudes primordiais para qualquer empreendedor. A impressão é de que todo tempo livre, e até mesmo os momentos de lazer com a família, era utilizado para aprender e/ou ensinar algo útil. E assim Richard Williams foi se desenvolvendo como treinador, agente e pai.

Divulgue o seu produto sempre que tiver oportunidade!

Ciente da necessidade de trazer uma estrutura de treinamento melhor para as filhas, Richard Williams gastou muita sola de sapato divulgando as filhas para empresários e treinadores consagrados na modalidade. E colecionou inúmeros nãos. Foram tantos que ele poderia ter desistido, principalmente por terem sido pronunciados por pessoas experientes. E essa é uma característica fundamental que todo empreendedor deve ter: persistência.

Richard Williams foi obstinado. Defendia o produto que tinha nas mãos de forma visceral. E nenhuma adversidade o tirava do caminho. Diante do preconceito, ele foi humilde, pois tinha uma missão a cumprir. E usou a criatividade para contornar as dificuldades que surgiam.

Arriscar faz parte do caminho…

Alguns podem chamar de arrogância… Mas todo empresário que possui a convicção do seu negócio toma riscos. E com o pai das irmãs Williams não foi diferente. Ele abriu mão do pouco para conquistar muito. Foi estratégico. E convenceu os especialistas a adotar o seu plano, e não o contrário. Para uma família negra, sem grandes perspectivas, isso exigiu enorme coragem.

Portanto, se você deseja empreender, estruture um plano de negócios. E não descanse até que ele vire realidade. Os ajustes de rota irão ocorrer, sem dúvida. Já até falamos disso aqui antes. Mas isso não quer dizer que você deva aposentar a raquete. Muito pelo contrário. Seja criativo e insista!

Ah! Deu vontade de finalizar esse post com outra paixão: a música! Aproveite e escute a canção I shall be released, interpretada por Nina Simone, que compõe a trilha do filme.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Empreendedorismo, Pequenos negócios
Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256