Blog

A vida corrida do empreendedor

30 de junho de 2019 Renata Fontes

Neste post, vamos abordar algumas etapas do nosso trabalho de consultoria empresarial. É possível que todo empresário já tenha ouvido falar o quanto é equivocado misturar as despesas do negócio com os gastos pessoais. Por mais que a máxima seja divulgada aos quatro ventos, predominam as empresas que não a praticam. 

Hora da Faxina!

Faz parte do nosso trabalho reforçar isso junto a cada cliente que atendemos. Mas não podemos ficar apenas no discurso. É imprescindível visitar as contas recorrentes da empresa e fazer aquela faxina. Esse é o melhor substantivo para descrever a etapa inicial do nosso trabalho. Analisamos os pagamentos efetuados pela empresa e separamos aqueles que deveriam ser de responsabilidade dos sócios. Assim, a cada mês que passar, os números de receita, custos e despesas refletirão apenas a operação da empresa. Pura e simples.

Sem envolvimento emocional, é mais fácil propor mudanças

Encarar a realidade do negócio permite identificar os desafios a vencer, bem como os ajustes a serem promovidos. Esta representa a segunda etapa do processo de consultoria empresarial, visando tornar a gestão financeira do negócio mais eficiente. E temos uma vantagem em relação ao empresário que faz toda a diferença no futuro da empresa: não temos nenhum envolvimento emocional e/ou afetivo com o empreendimento, o que nos permite apontar aquilo que precisa ser mudado, sem constrangimento algum. Sabemos que a responsabilidade de implementar as mudanças não é nossa. Mais do que isso, sabemos que a palavra final sobre as mudanças que serão implementadas cabe ao empresário.

Até hoje, nenhum empresário se arrependeu!

Surge então um desafio pra gente, que é demonstrar para o empresário a importância de promover os ajustes. Essa etapa, potencialmente, é a mais complicada do nosso trabalho, pois depende de convencimento. E, mesmo que estejamos comprometidos em justificar cada proposta, é natural o empresário resistir às mudanças, principalmente quando elas vêm de alguém que não viveu o esforço sucessivo de construir o negócio. Do zero. Talvez, a situação de crise em que a empresa se encontra seja a chave para que o cliente abrace as mudanças. Até hoje, nenhum empresário se arrependeu.

Um paralelo entre o nosso trabalho de consultoria empresarial e os carros de F1

Na medida em que as mudanças ocorrem, iniciamos um processo que é contínuo, pois é necessário verificar se os resultados dos ajustes implementados estão de acordo com o esperado. A vida real é bem diferente das planilhas… Ainda bem, pois isso é interação e vida! Portanto, é possível que tenhamos que corrigir alguns detalhes, a exemplo do que acontece com os carros de Fórmula 1[i].

Na semana anterior à cada Grande Prêmio, o piloto faz o reconhecimento do circuito, dando algumas voltas para treinar o traçado. A partir de dados de telemetria, a equipe promove ajustes no carro. O piloto volta para a pista. Mais algumas voltas, até ele retornar ao box, levando suas percepções para os engenheiros. Os mecânicos fazem novos acertos. E assim por diante, até que se atinja o ponto ótimo para aquele carro e circuito.

Assim, vemos o nosso trabalho junto às empresas que atendemos. E os resultados são verdadeiros troféus pra gente, mesmo sem aquela tradicional chuva de champagne no pódio, dividido entre os três primeiros colocados da corrida. Para concluir, resolvemos trazer alguns resultados de um projeto que acabamos de encerrar para dar uma ideia do que é possível atingir com um trabalho sério de consultoria empresarial.

O que você acharia de obter esses resultados após seis meses de trabalho?

  • Crescimento de 5% na receita
  • Redução de 6% nos custos
  • Ampliação da margem operacional de 27% para 35%
  • O prejuízo virou lucro

Nada mal, hein!?

[i] A paixão aqui é antiga. Lembro dos finais de semana em que a família se reunia para torcer pelo Piquet e Senna. A briga era boa!

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças empresariais, Pequenos negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256