Blog

Cinco dicas para você tomar uma decisão financeira

26 de fevereiro de 2018 Renata Fontes

Aprendemos muito com os nossos clientes. A frase “cada um de nós tem sempre algo a ensinar” é a mais pura verdade. Para nós, isso fica claro quando encerramos um projeto, já que fazemos um balanço do que foi alcançado. Nesse momento, refletimos sobre as metas traçadas, identificamos aquelas que foram cumpridas e as que ficaram pendentes. Não. Não temos nenhum constrangimento em confessar que alguns objetivos não são atingidos. Afinal de contas, a vida é pra lá de dinâmica… E isso acaba trazendo impactos nos processos de tomada de decisão financeira de qualquer pessoa.

Embora não possamos afirmar com plena convicção, acreditamos que muitas mudanças promovidas por nossos clientes em relação aos objetivos inicialmente definidos sejam fruto do processo interativo durante a consultoria. Sejam indivíduos ou empresas, nossos clientes entram em contato com um mundo novo por meio de conselhos, questionamentos e provocações. É… Isso tudo faz parte do nosso trabalho.

Aposentadoria: talvez a decisão financeira mais importante da vida de alguém!

Recentemente, assessoramos uma cliente, cujo interesse era avaliar a antecipação de sua aposentadoria, pois ela se achava bastante insatisfeita com a sua atividade profissional. Aquilo não a preenchia mais e cumprir sua rotina de trabalho havia se transformado em um tremendo pesadelo. Com um pouco mais de 60 anos, sua vontade de aproveitar melhor a vida crescia dia após dia.

A partir dessa realidade, iluminamos o seu orçamento mensal e trabalhamos algumas simulações. Além disso, ao revisitar o passado, descobrimos a possibilidade de ampliar o seu tempo de trabalho em quase uma década, o que trouxe impacto direto na renda proveniente da aposentadoria. Parece milagre… Por fim, propusemos diversos exercícios, visando aumentar a confiança da cliente com a decisão que estava em vias de ser tomada.

Temos muito a aprender com esse caso… Em geral, há um predomínio de pessoas, e porque não dizer empresas, que tomam decisões financeiras precipitadas. E, com isso, as chances de arrependimento aumentam consideravelmente… Mas pior mesmo do que se arrepender, é fazer um mau negócio e ter que arcar com perdas financeiras.

Portanto, essa cliente traz uma enorme lição! Afirmamos isso com propriedade, já que demandas de planejamento financeiro são raras. Tomamos decisões financeiras a todo momento, por mais que não estejamos conscientes disso.

Cinco dicas preciosas para você tomar uma decisão financeira acertada!

Assim, antes de tomar uma decisão financeira importante, especialmente se ela tiver o potencial de acarretar efeitos no longo prazo, fique atento às cinco dicas relacionadas a seguir:

  1. Avalie a decisão financeira com critério e cautela
  2. Nunca tome uma decisão financeira sob pressão
  3. Procure compreender o negócio que está fazendo
  4. Pesquise as alternativas disponíveis
  5. Conheça as possibilidades de desfazer o negócio antes mesmo de fechá-lo

Parece simples, mas pode ter certeza de que é necessário mergulhar no desconhecido e ter paciência, pois leva tempo até termos todas as variáveis mapeadas. Caso não se sinta confortável para agir sozinho, contrate um especialista.

Pode contar conosco!

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:,

Comentários

  1. Virgínia disse:

    Olá Renata!

    Adorei essas dicas, especialmente a que diz que não devemos decidir sobre pressão. Quantas vezes não agimos pressionados e nem mesmo percebemos?

    Bom demais.
    Bjs.

    Virgínia.

    1. Renata Fontes disse:

      Com a vida atribulada que a gente leva, Virgínia, isso é mais comum do que se imagina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256