Blog

Fins e recomeços…

31 de dezembro de 2022 Renata Fontes

Falar sobre 2022 é um desafio!

Tivemos uma guerra declarada no início do ano entre Rússia e Ucrânia, que ainda não acabou. E isso é simplesmente assustador. Perdemos Pelé, Gal Costa, Jô Soares, Erasmo Carlos, Elza Soares, Isabel Salgado, dentre tantos outros nomes relevantes para a nossa cultura e o nosso esporte… E demos adeus ao hexa ao esbarrar com a Croácia nas quartas de finais da Copa do Mundo de Futebol Masculino. Enfim, todos esses acontecimentos nos fazem refletir sobre a vida. E, pra gente, pensar na vida é pensar em planejamento financeiro.

Aqui, na Precisão, a agenda esteve cheia o ano inteiro. Por isso, nos sentimos totalmente privilegiados. Orgulho e gratidão são bem presentes neste momento. Nem vale a pena tentar disfarçar… E foi sensacional trabalhar em diferentes projetos, pois pudemos praticar o que amamos fazer. Cada projeto com a sua peculiaridade, o seu ritmo, a sua dor e a sua delícia. Cabe confessar que, ao auxiliar famílias e empresas com o seu planejamento financeiro, ganhamos um tremendo bônus: conhecemos pessoas e negócios maravilhosos e nos sentimos parte de histórias incríveis. É como se a vida tivesse a capacidade de se espalhar…

Inclusive, achamos até que já podemos nos considerar uma referência em planejamento financeiro em Brasília. Parece sonho! E é mesmo. Realizado por meio de um trabalho sério, cheio de empenho, entrega e comprometimento. Mas uma moeda sempre tem dois lados, não é mesmo? E, assim, agenda cheia também é muito ruim, uma vez que os projetos conduzidos expõem, em alguma medida, a fragilidade das famílias brasileiras.

Vivemos um processo inflacionário intenso nos últimos anos, o qual vem pressionando o orçamento doméstico. E, portanto, comprar os mesmos itens numa visita ao supermercado implicou gastar uma fatia maior da renda ao longo do último ano. Isso exige mudança de atitude, controle das contas e clareza quanto às prioridades!

Não foi nada fácil ter que evidenciar novos limites e propor ajustes nos gastos para clientes super especiais. Tivemos que lidar com sentimentos de raiva, angústia, dúvida, frustração… A melhor saída que encontramos foi acolher, manter a calma e colocar as coisas em perspectiva. Afinal, a vida é assim…

Em alguns momentos, vivemos o esplendor e apenas colecionamos vitórias. Noutros, não temos outra alternativa, a não ser superar as adversidades e aprender com as derrotas. Mas, no fundo, no fundo, independentemente do seu momento e apesar de suspeitos, pensamos que todos deveriam praticar o planejamento financeiro. Se construído com zelo, ele transformará a sua vida.

É só uma questão de tempo! E de fé.

Feliz 2023!!!

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças empresariais, Finanças pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256