Blog

Adeus ano velho!

30 de dezembro de 2016 Renata Fontes

Estamos fechando um ciclo com o fim de 2016. Acredito que a maior parte dos brasileiros tem motivos de sobra para deixar esse ano para trás. E quanto mais rápido isso acontecer, melhor! Mesmo aqueles que apresentam razões para comemorar não poderão negar os acontecimentos ruins deste ano que, inclusive, contou com 29 dias em fevereiro. Aff! A crise política dominou a cena no país, trazendo impactos nas esferas econômica e social. Um grande contingente de desempregados, casos e mais casos de corrupção, elevadas taxas de juros, violência e inflação são alguns exemplos do que tivemos que lidar. Mas, nesse post, vamos falar de 2017! E de organização financeira! Acho que é mais produtivo olhar para a frente, ao invés de perder tempo com lamentos.

Organização financeira está entre os principais desejos para 2017!

Ainda há muitas incertezas no ar e poucos se arriscam a pintar um cenário otimista para o próximo ano. De toda forma, é consenso entre os economistas de que o país volta a crescer. A intensidade desse crescimento é a grande incógnita. Pode ser uma recuperação tímida. Mas ela também pode surpreender muito. Independentemente disso, e deixando as especulações de lado, volto minha atenção para você. Sim, pois é você que precisa avaliar a sua situação financeira e identificar o que pode ser feito para melhorá-la. Penso que a chegada de um novo ano é, muitas vezes, a chave que precisamos para implementar as mudanças que buscamos. Eu tenho a convicção de que uma melhor organização financeira é desejada por muitos.

Assim, ao longo dessa primeira semana do ano, recomendo que você pare uns 20 ou 30 minutos para rever como viveu em 2016. Por acaso, você esteve endividado a maior parte do tempo? Ou aproveitou uma das maiores taxas de juros do mundo para fazer a sua grana render? Foi um desafio terminar o mês com dinheiro no bolso? Ou você conseguiu acumular recursos todos os meses? Quais sonhos você materializou? Ou você nem se permitiu sonhar?

Assuma o comando da sua vida financeira

Com base nessa reflexão, avalie o que você pode fazer diferente. Esteja certo de que, por pior que pareça, é possível mudar determinadas situações. Requer esforço, disciplina, dedicação e trabalho. E isso funciona também quando se trata de organização financeira. Então, de forma bem objetiva e sem explorar a fundo os detalhes de uma situação específica, se você faz parte do grupo que iniciou o ano com dívidas, gaste seu tempo para analisar os gastos que precisam ser cortados e procure renegociar as condições de pagamento com os credores. Agora, se você está no time dos que investem, calcule o retorno das suas aplicações financeiras e avalie se as mesmas são adequadas ao seu perfil de risco e aos seus objetivos. Minha experiência diz que sempre há algo a ser aperfeiçoado! Não deixe de anotar as suas metas para 2017 e trabalhe com afinco para alcançá-las.

É claro que seria muito melhor se, ao começar um novo ano, todos os nossos problemas estivessem resolvidos. Mas, infelizmente, isso não vai acontecer. Então, mãos à obra: assuma o comando da sua vida e comece a se responsabilizar por sua  organização financeira. Pode ter certeza de que os ganhos virão. É só uma questão de tempo… Aproveite, pois você terá mais um ano pela frente.

Que venha 2017!

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256