Blog

Negócio ideal x Negócio real

7 de abril de 2016 Renata Fontes

Ontem, entre uma coisa e outra, acabei esbarrando com um empreendedor, que tive a oportunidade de aconselhar há uns três ou quatro anos atrás. Naquela época, ele me contratou para elaborar um plano de negócios, pois estava planejando montar uma empresa.

Discutimos diversas alternativas, mapeamos o mercado, estudamos a legislação pertinente, projetamos as receitas e estimamos os custos e despesas. Juntos, chegamos até mesmo a visitar potenciais clientes para sentir a demanda pelo produto.

Muitas coisas aconteceram de lá pra cá! Nesse breve encontro, me atualizei dos principais eventos. E percebi algo que merece ser tratado, pelo menos para deixar um alerta a todos aqueles que têm a intenção de empreender.

Geralmente, quando um empreendedor decide estruturar um negócio, ele parte de uma ideia, que já vem sendo trabalhada mentalmente há algum tempo. Assim, ao colocar a mão na massa, é natural que ele comece a perseguir a ideia.

Contudo, uma ideia é apenas uma ideia. E, na medida em que o trabalho vai sendo realizado, há grandes chances de nos distanciarmos da ideia original. Não acho que isso seja ruim. Muito pelo contrário, acredito que este seja o processo natural. É como estar em harmonia com a vida!

A despeito disso, aqui cabe um alerta. Se um empreendedor constrói um plano de negócios a partir de uma ideia e, na execução, se afasta do ponto de partida, é fundamental que ele retome o plano de negócios para promover os ajustes necessários. Em outras palavras, isso quer dizer que o dinamismo que enfrentamos no mundo real deve ser continuamente refletido no plano de negócios.

Você deve estar se perguntando o porquê disso…

Além de ser um instrumento de gestão, o plano de negócios, por resumir as principais informações relacionadas ao mercado, à empresa, ao produto e trazer os planos financeiro e de marketing, funciona como uma ferramenta de captação de recursos junto a bancos e investidores. Portanto, manter o plano de negócios atualizado deixará você mais preparado para lidar com diferentes situações: entrada de um concorrente, lançamento de um produto substituto, necessidade de fazer um investimento etc.

Sem dúvida, isso é um grande desafio, principalmente devido à escassez de tempo. Afinal, é bem mais empolgante construir algo concreto a traduzir uma realidade para o papel. De toda forma, buscar uma rotina de atualização do plano de negócios, seja mensal, trimestral ou semestral, é fundamental. Portanto, entenda essa rotina como uma pausa para refletir sobre o que deu certo e identificar o que precisa ser corrigido.

Além desse alerta, gostaria de acrescentar mais um detalhe. Todo empreendedor deve aceitar a possibilidade de que a sua ideia inicial se transformará ao longo do processo de estruturação do negócio. Portanto, não deve haver apego!

Costumo dizer que o mercado é o responsável por burilar uma ideia. E acho isso positivo. Se você, enquanto empreendedor, ficar preso ao ponto de partida, e for persistente, eu tenho certeza de que a sua ideia será transformada em realidade.

Mas será que essa realidade será consumida pelo mercado?

Pense nisso.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Empreendedorismo, Pequenos negócios
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256