Blog

O processo de envelhecer e a saudade da minha avó

5 de outubro de 2018 Renata Fontes

Ouvir Moonlight Serenade, por Glen Miller, me faz lembrar de minha avó materna, que nos deixou em 2014. De suas quatro primeiras netas, eu tive o privilégio de passar inúmeras tardes com ela, enquanto meus pais trabalhavam. A rádio era a JB FM. Ela costurava. Eu desenhava.

Minha avó viveu bastante. Foram mais de 98 anos entre os estados do Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, percebo o quanto ela me ensinou sobre organização financeira, a despeito de não ter formado reservas. Seria uma tarefa difícil para uma pessoa que ficou viúva aos 30 anos, tendo quatro filhos para criar. Já deve estar claro para você que, neste post, pretendemos falar sobre o processo de envelhecer…

Envelhecer faz parte da vida!

De forma geral, a gente estuda, se diverte, trabalha… E após iniciar a trajetória profissional, formamos uma família. Na fase dos estudos, costumamos viver com pouca grana. Mas temos energia de sobra para nos jogar em inúmeras aventuras. Entrar no mercado de trabalho, por sua vez, nos traz uma certa autonomia financeira, já que passamos a contar com uma renda mensal.

Antes de partir para maiores responsabilidades, nossas aventuras tornam-se mais sofisticadas. Viajamos mais ou procuramos mais conforto nas viagens que realizamos. Passamos a frequentar restaurantes. E os botecos passam a ser coisa do passado. Tudo está uma maravilha e a família cresce. Novas despesas passam a fazer parte da nossa rotina: escola, curso de idiomas, natação… Então, em alguma medida, os restaurantes são substituídos pelas festas de aniversário dos amigos do filhote.

Estamos evoluindo na carreira e, portanto, é possível sonhar com a casa própria. Depois disso, quero dizer, após pagar o financiamento imobiliário por 30 anos, o que provavelmente acontecerá na terceira idade, pensamos nas batalhas que travamos no decorrer da nossa vida. E, por mais que a medicina tenha evoluído bastante, teremos restrições físicas naturais da idade. Provavelmente, não estaremos enxergando tão bem, seremos menos ágeis ao executar tarefas simples e nos esforçaremos para escutar a opinião do vizinho sobre a última reunião de condôminos…

Prepare-se financeiramente para a terceira idade!

É exatamente nessa fase da vida que alguns gastos aumentarão de forma desproporcional. Se você pensou na saúde, acertou! Mas isso também deverá acontecer com as despesas envolvendo lazer. Afinal, seria injusto não aproveitar a vida, quando temos mais tempo.

Provavelmente, um show de rock’n’roll não fará mais sentido, pelo menos da forma como fizemos na juventude: horas de espera, comida de qualidade duvidosa, banheiros químicos sujos… E acampar deixará de ser uma alternativa, pois uma cama não será um luxo, mas necessária.

Enfim, por mais distante que isso possa lhe parecer, uma boa velhice requer recursos, os quais podem vir da renda da aposentadoria, aluguel de imóveis, dividendos e/ou rendimentos de aplicações financeiras. E isso só vem a reforçar a importância de nos prepararmos para ela com sabedoria e disciplina. Entenda que, de forma alguma, estou defendendo que você abdique de todos os prazeres da vida, enquanto jovem adulto. Mas precisamos sim agir com sabedoria e disciplina de forma a equilibrar melhor o nosso orçamento entre o aqui e o que está prestes a acontecer.

É difícil tornar isso tangível… Mas, com o intuito de ampliar a sua consciência financeira sobre o processo de envelhecer, resolvi trazer os achados de uma pesquisa bem criativa, conduzida por um grupo de acadêmicos. Basicamente, tais estudiosos colocaram vários indivíduos interagindo com eles mesmos, só que bem mais velhos, no futuro, utilizando a realidade virtual. Os participantes que tiveram esse tipo de exposição alocaram mais de duas vezes o valor a ser destinado para a aposentadoria, em comparação com os que não participaram do experimento.

Pelo visto, é melhor não perder tempo e começar a trabalhar agora mesmo para o seu futuro!

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256