Blog

Disciplina é a chave para orçamento equilibrado

21 de setembro de 2021 Renata Fontes e Rebeca Nunes

Disciplina é chave de orçamento

Sabe aqueles temas difíceis de abordar, em que a atitude mais cômoda é literalmente fingir que nada está acontecendo? Ao longo dos anos, percebemos que, para muitas famílias, falar sobre dinheiro é assunto proibido. Em geral, isso está associado às dificuldades de se ter um orçamento equilibrado. Então, enfrente esse problema de frente e comece hoje a mudar a sua realidade!

Não ignore o seu fluxo de caixa. Para quem não o conhece, vamos tentar traduzir… Os créditos que entram na sua conta bancária – salário, benefício de aposentadoria, aluguel de imóvel próprio, dividendos – são entradas de recursos. Com as entradas, podemos pagar os compromissos que assumimos, os quais são saídas de recursos: luz, água, IPTU, condomínio, internet, fatura do cartão etc. Procure comparar as entradas e as saídas de recursos e tente entender se elas são condizentes com a sua vida, suas necessidades e prioridades.

Na teoria, é necessário gastar menos do que se ganha, não comprar por impulso e planejar o futuro para ter controle sobre a vida financeira… Mas, apesar desses mantras estarem impregnados na cabeça de muitos, estatísticas recentes mostram que a prática é bem diferente: segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 72,9% das famílias brasileiras estavam endividadas em agosto de 2021. A pesquisa começou a ser realizada em janeiro de 2010. E, a partir de então, o percentual mínimo de famílias endividadas foi de 54,0%. Parece que, nós, brasileiros, gostamos de dívida!

Faça o que eu digo!

Juntar dinheiro para comprar algo à vista, por exemplo, é uma prática recomendada por especialistas, já que é possível obter descontos interessantes. Por outro lado, parcelar as compras pode prejudicar o orçamento, principalmente sem o planejamento adequado. Apesar disso, pagar à vista não é usual no Brasil. De acordo com a Peic, em agosto de 2021, 83,6% das famílias endividadas afirmaram ter as faturas dos cartões de crédito em atraso. Mas o que faz com que seja tão difícil sair da teoria para a prática?

A falta de disciplina para registrar as entradas e saídas de recursos – o famoso fluxo de caixa, lembra? – pode ser uma das principais razões. Administrar o orçamento é um hábito. E adotar novos hábitos, atitudes e comportamentos costuma ser desafiador. Assim, para que a gestão do fluxo de caixa seja encaixada na sua rotina, é preciso entender o que funciona para você.

Escolha o seu método e pratique!

Caso você adore uma planilha, com abas para todos os detalhes, já sabe o caminho. Entretanto, se você tiver aversão ao Excel®, pegue um papel mesmo. Pode ser uma agenda, um caderno… E anote o que entra, o que sai! Ah! Não confie na sua memória… Ela tende a deixar você na mão.

A gente trabalha com planejamento financeiro pessoal há mais de dez anos… E não há novidade no que acabamos de escrever. Mas acredite! Se você tiver disciplina para gerir o orçamento doméstico, testemunhará o próprio avanço.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256