Blog

Por que você ainda não começou o seu planejamento financeiro?

21 de novembro de 2016 Renata Fontes

Muitas pessoas resistem à contratação de uma consultoria em planejamento financeiro pessoal, mesmo reconhecendo que poderiam se beneficiar dela. Após anos de experiência, nós atribuímos isso a alguns fatores, que pretendemos esmiuçar no decorrer desse post.

Os fatores que impedem você de iniciar o seu planejamento financeiro

Primeiramente, falar sobre dinheiro ainda é um grande tabu na sociedade brasileira, já que existem inúmeros símbolos e crenças associados a ele. Adicionalmente, pensamos que existe um paradoxo. Em sua forma mais pura, o planejamento financeiro pessoal tem início na organização financeira de uma pessoa, casal ou família. Então, como seria possível pagar pelos serviços de um especialista se aquela pessoa, casal ou família está com as finanças desequilibradas? Por fim, mas sem querer por fim à discussão, percebemos que a confiança é de suma importância na relação entre o consultor financeiro e o cliente. E devido à preocupação com a própria segurança, há quem não tope o desafio. É quase uma sabotagem.

O que você está fazendo para organizar a sua vida financeira?

Bom… Depois de abordar esses fatores, queremos trazer alguns argumentos para contribuir com a sua reflexão. Sim, a gente defende que você fale sobre dinheiro. Em casa, no trabalho, com os amigos… Acreditamos que existem muitos ganhos decorrentes desse processo.

Todavia, queremos deixar claro que, como se trata de um tema delicado e, porque não dizer, polêmico, faz sentido escolher pessoas da sua total confiança. E quando falamos em conversar sobre dinheiro, estamos sugerindo que o assunto seja tratado com profundidade. Esqueça daquele caso do colega da prima que enriqueceu de um dia pro outro ao investir na bolsa! Aborde a postura que você tem com o seu dinheiro, qual planilha utiliza para controlar o seu orçamento, o que espera conquistar em termos materiais e em que horizonte de tempo. Colocar isso pra fora é uma maneira de perceber como você vem lidando com a sua grana, além de ampliar as possibilidades de aprender com o próximo…

Em referência ao paradoxo, temos duas coisas a considerar. Uma diz respeito às suas prioridades. Se o seu planejamento financeiro pessoal ou familiar não for uma prioridade pra você, é bem provável que você não esteja tomando as decisões mais oportunas, em termos de consumo e investimento. Mas, além disso, é fundamental salientar que, muitas vezes, o especialista em finanças irá propiciar um retorno superior ao valor dos seus serviços.

Um caso real: nosso cliente diz adeus ao cheque especial!

Para ilustrar o que acabamos de destacar, resolvemos trazer um caso real. Isso mesmo! Um dos nossos clientes estava continuamente recorrendo ao cheque especial: em média, de maio a julho, o saldo da sua conta ficava negativo por cerca de 25 dias no mês.

Considerando que as taxas praticadas pelos bancos nessa linha de crédito estão entre as mais altas do mercado brasileiro[1], é natural inferir que as despesas com o pagamento de juros estavam se tornando uma constante. Em apenas três meses de trabalho, conseguimos mudar a situação radicalmente e, como pode ser observado na figura seguinte, tal cliente deixou de contribuir para o lucro do banco em que é correntista. Ufa!

Adeus cheque especial!

É certo que essa conquista só foi obtida em função do comprometimento do cliente e, com toda a humildade do mundo, devido à nossa experiência. Divulgar esse caso é mostrar de maneira objetiva um dos benefícios do planejamento financeiro pessoal. Mas, mais do que isso, é dar transparência aos serviços que prestamos.

Alguns resultados nos deixam com a sensação do dever cumprido. E aqui não se trata apenas de uma economia significativa de recursos, mas de garantir noites de sono tranquilas! É verdade: comemoramos também os resultados subjetivos, pois, em última instância, eles significam saúde.

Se precisar de ajuda, pesquise sobre a reputação dos profissionais que atuam na área

Antes de concluir esse post, que já está maior do que imaginávamos, devemos discorrer sobre a confiança, essencial na relação entre o cliente e o consultor financeiro. Portanto, é fundamental que haja uma relação. Assim, se você realmente quer cuidar do seu planejamento financeiro pessoal ou familiar, e precisa de apoio, procure conhecer os especialistas que atuam na área.

Um bom começo é pesquisar na internet, pois as ferramentas disponíveis são verdadeiras aliadas na hora de você avaliar a reputação dos profissionais. Depois disso, parta para o mundo real e agende uma conversa com alguns especialistas para saber como o trabalho é desenvolvido. Peça referências e não deixe de comparar diferentes propostas.

Propiciar liberdade financeira para o maior número possível de pessoas é a nossa missão. Temos certeza de que não fazemos nada sozinhos, mas já nos convencemos de que a união faz a força!

[1] De acordo com o Banco Central, no período de 26/10/16 a 01/11/16, tais taxas podiam atingir 16,05% ao mês.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256