Blog

Uma silenciosa revolução ao redor

10 de fevereiro de 2015 Renata Fontes

Até esse momento, eu nem sabia sobre o que escrever. Mas brotou um tema de forma tão espontânea que resolvi bancar a aposta! Presto serviços para clientes que procuram orientação em planejamento financeiro pessoal. Por mais que em determinados momentos possa parecer frustrante, considero essa área de atuação super interessante. O frustrante fica por conta das dificuldades que o profissional tem em não se identificar com a situação do cliente.

Por exemplo, você sabe exatamente o que o cliente deve fazer para colocar a sua vida financeira em ordem, mas ele insiste em não executar, seja por falta de disciplina, comprometimento ou qualquer outro motivo. Sim, há muitos clientes desobedientes… Costumo tratar essas situações com paciência e faço questão de reconhecer os ganhos. Assim, o cliente se sente motivado a perseverar. No fundo, sei que algumas sementes vingarão no futuro.

Contrate especialistas, se os seus gastos superam a sua renda

Acabei me desviando um pouco do tema, mas nunca é tarde para recomeçar. Então vamos lá! O fato é que reconhecer a necessidade de contar com a ajuda de alguém capaz de fornecer suporte em planejamento financeiro pessoal não é algo muito comum. Geralmente, a pessoa que percebe um descontrole na sua vida financeira acredita que pagar pelos serviços de um profissional nesse momento só vai piorar a situação. Aí fica a promessa de contratar um especialista quando as coisas melhorarem… 

Contudo, para aqueles que enfrentam o desafio de colocar suas finanças pessoais sob controle, minha experiência diz que há grandes chances de se surpreender. Eu não me refiro à parte mais prática do trabalho, que representa implementar algumas medidas para alcançar os objetivos traçados. Isso vem aos poucos, já que é imprescindível alterar alguns padrões. E toma tempo. Faço referência a um aspecto bem mais sutil (foi a melhor palavra que encontrei!), pois a simples vontade de mudar ocasiona uma silenciosa revolução ao redor.

O planejamento financeiro pessoal traz inúmeros ganhos!

Eu sei que alguns podem estar se perguntando o que seria uma revolução silenciosa… Vou tentar explicar. Pode parecer um pouco exagerado falar em revolução, mas eu prefiro assim. Na minha concepção, é uma revolução por envolver as entranhas do ser humano. Nada mais complicado do que modificar alguns hábitos. Basta traçar um paralelo com as incontáveis reportagens trazendo dietas alimentares milagrosas. 

E a revolução é silenciosa porque não é toda pessoa que investiu na reorganização da sua vida financeira que percebe os reflexos da sua mudança de postura nos outros. Vivemos em sociedade, estamos nos relacionando o tempo todo, quer seja com familiares, amigos de infância ou colegas do trabalho. Aquilo que somos reflete nos outros, aquilo que mudamos traz impactos em todas as esferas da nossa vida. 

Sem querer me alongar muito, trarei um exemplo para ilustrar melhor essa tal revolução silenciosa. Certa vez, um cliente me falou que, eventualmente, pagava o plano de saúde de seus pais. Existem inúmeras questões para serem aprofundadas nesse ponto, mas essas não vêm ao caso agora. O importante, no contexto da revolução silenciosa, é o fato de que houve uma comoção familiar quando meu cliente contou aos pais sobre a assessoria financeira que havia contratado para pôr suas finanças em ordem. A família se mobilizou de tal forma que seus pais passaram a controlar melhor seus gastos, a fim de arcar com os compromissos assumidos. Eu não saberia dizer se meu cliente percebeu essa conexão… Mas isso não é relevante. Nessa hora, fica claro pra mim que trabalhar com finanças pessoais é uma oportunidade incrível de fazer o bem! 

Quem falou em frustração?

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256