Blog

Planejar é preciso!

31 de janeiro de 2016 Renata Fontes

Ao escolher o título desse post, resolvemos fazer uma singela provocação, parodiando o famoso poema “Navegar é Preciso” do português Fernando Pessoa. É mais comum do que se imagina nos depararmos com pessoas, casais ou famílias que não trabalham com um orçamento ou planejamento financeiro pessoal.

Se refletirmos um pouco sobre o tema, essa triste realidade faz até muito sentido. Afinal de contas, somente em 2010, a educação financeira passou a ser considerada uma política de Estado no Brasil. As conseqüências dessa tardia decisão são muitas: 59 milhões de brasileiros estavam inadimplentes e o total de dívidas somava R$ 255 bilhões ao final de 2015[1]. Nem o governo federal escapou dessa situação. E vemos a dívida bruta do governo geral superar 65% do PIB[2].

Portanto, mais do que nunca, planejar é preciso. É simples, mas exige disciplina! É desafiador, porém as recompensas vão muito além da mera organização financeira. Já falamos isso antes, aqui mesmo nesse blog. E não cansamos de repetir, pois é a mais pura verdade.

Para auxiliar você nesse processo, disponibilizamos gratuitamente uma planilha de planejamento financeiro, em que você poderá registrar as suas receitas e as suas despesas. É uma excelente oportunidade para você corrigir rumos. Esteja certo de que um bom planejamento financeiro tem início com o registro disciplinado de todos os recursos recebidos e gastos em determinado período. A partir disso, é possível evitar desperdícios e promover eventuais ajustes.

Não deixe para depois. Comece agora mesmo a cuidar do seu planejamento financeiro pessoal ou familiar.

 


[1] Conforme matéria publicada na página da Serasa Experian, em 21/01/2016.

[2] De acordo com nota para a imprensa divulgada na página do Banco Central do Brasil, em 29/01/2016.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256