Blog

Previdência pra quem?

16 de dezembro de 2020 Renata Fontes

Previdência Pra Quem?

Um chamado. É isso o que temos aqui! 

Nas várias reuniões que realizo com clientes que são pais, ou até mesmo nas conversas com amigos e parentes que formaram família, noto que a principal preocupação deles é com o futuro dos filhos. Faz muito sentido, pois estamos tratando de uma relação de profundo amor. E, portanto, querer o bem do outro é esperado.

O seu filho tem plano de previdência?

Contudo, eu não deixo de me surpreender quando vejo pais se apressando em contratar um plano de previdência privada para o filho imediatamente após o nascimento. Você deve estar se perguntando: mas não é melhor investir mais cedo? Sim, sem dúvida, pois teremos o tempo correndo a nosso favor. Mas quando os pais não têm a própria vida financeira em ordem, considero aquela escolha um equívoco. Ah! Infelizmente, isso é mais comum do que se imagina!

Digo plano de previdência privada por razões óbvias. Mas o óbvio também merece ser explicado. A previdência privada é uma solução voltada para quem deseja formar uma reserva de aposentadoria, a qual ganhou uma embalagem diferente das instituições financeiras em passado recente. Tais instituições começaram a oferecer os planos de previdência para menores, apelando para o “afã natural de todo pai que se preza em proporcionar aos filhos um lar confortável e um bom começo de vida”, como escreveu o economista Eduardo Giannetti no livro O Valor do Amanhã. Como dizer não para uma proposta que pressupõe estar fazendo o que se espera dos pais, ou seja, cuidar dos filhos? 

Um pouco sobre planos de previdência para menores…

Os planos de previdência para menores são planos individuais contratados por um responsável financeiro, em nome da criança ou jovem dependente econômico, menor de 21 anos. Apenas para dar uma noção do que isso significa, de janeiro a setembro de 2020, segundo a FenaPrevi, as contribuições aos planos de previdência para menores superaram R$ 1,3 bilhão. 

Nem vamos entrar no mérito de que os pais criam uma visão romântica sobre o uso dessa poupança pelo filho… Ou constroem expectativas quanto à utilização desse recurso… Até o momento, nunca escutamos dos pais que a reserva formada no plano de previdência contratado em nome do filho poderá ser gasta por este como bem entender! Parecem haver limites que contemplam estudo, negócio, carro, imóvel… Mas isso já é assunto para outro post.

É preciso pensar sobre a única certeza da vida!

Então, aqui vai um convite: se você é pai, se você é mãe, procure imaginar o seu futuro, a sua rotina na terceira idade… Fugimos disso o tempo todo! Evitamos esse tipo de pensamento, pois ele acaba por nos aproximar da única certeza que temos na vida: a morte. E ninguém quer falar sobre ela. Porém, ampliar a consciência sobre a senescência é fundamental, até porque queremos que ela chegue a todo custo. Isso significa viver!

Como estará a sua saúde? Como estará a sua vitalidade? Quais as limitações que o seu corpo irá impor? Qual será a sua renda? Será possível ter o padrão de vida desejado? Tenho certeza de que não existem respostas prontas, certas ou precisas para essas perguntas. Afinal, e como diria a minha querida avó materna, o futuro a Deus pertence! 

De toda forma, é hora de ter um olhar mais prático. Deixe a melhor educação que puder para seus filhos. E garanta que eles jamais duvidem que você estará por perto, oferecendo apoio sempre que precisarem. Mas deixe claro que cabe a eles construir a carreira, a família, a própria vida. E esteja bem financeiramente para não aumentar a responsabilidade das crianças lá na frente, quando elas forem adultas. Arriscaria dizer que esse é o melhor exemplo que você poderá dar a eles. E, por fim, lembre que o seu patrimônio será transmitido aos seus herdeiros. 

A cada dia que passa, me convenço de que a melhor maneira de cuidar dos filhos, ao menos sob o ponto de vista financeiro, é cuidar da própria vida financeira.

Compartilhar:

Categorias:Blog, Finanças pessoais
Tags:, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CA 11, Lote 5, Sala 203-A
Edifício Le Office - Lago Norte
Brasília - DF

+55 61 98401-1256